BANCADA DO CEARÁ ELENCA 16 AÇÕES PARA ENVIO DE EMENDAS E DEVE FOCAR EM PLANO ESTADUAL DE ONCOLOGIA
- joseairtonsite
- 23 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
O bloco de parlamentares do Ceará no Congresso Nacional se reuniu, nessa terça-feira (21), em Brasília, e fechou acordos para a destinação das emendas de bancada para ações no Estado durante a execução orçamentária do próximo ano.
De acordo com integrantes, o pedido do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), para o direcionamento de recursos para a Saúde foi atendido, assim como também foram elencadas 16 ações que receberão montantes por intermédio da atuação dos políticos.
O deputado federal José Airton (PT), por sua vez, destacou que o valor requisitado pela gestão estadual irá resolver um gargalo importante na oferta de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, a iniciativa se justifica pelo "grau de deficiência que tem hoje na questão do atendimento da oncologia", pois "há um vácuo muito grande" na assistência.
"Hoje, praticamente, só tem o ICC (Instituto do Câncer do Ceará) e é centrado na Região Metropolitana de Fortaleza", mapeou o parlamentar, salientando que o intuito agora é descentralizar o atendimento, conforme acontece com a oferta de atendimento pelos hospitais regionais.
Airton afirmou que também irá direcionar todas suas emendas individuais para o Governo do Estado. "Os valores ainda não sabemos, porque está em fase de definição. O prazo é até sexta-feira, então temos até quinta-feira, meia-noite, para entregar a relação", completou.
Inicialmente, as emendas de bancada deveriam ser apresentadas até 20 de outubro, mas a data foi adiada. Com a mudança, o dia 24 de novembro foi estabelecido como prazo final para o aporte dos valores pelos envolvidos.





Comentários