DEPUTADO JOSÉ AIRTON FAZ RELATO DE SUA VIAGEM À CHINA
- joseairtonsite
- 29 de abr. de 2024
- 4 min de leitura
Companheiros e companheiras,
Esta foi a minha terceira viagem à China (a primeira em 2014 e a segunda em 2018), e mais uma vez, tivemos cada vez mais a melhor impressão deste gigantesco país. A diferença começa logo na acolhedora recepção VIP a nossa delegação no aeroporto e no hotel em Pequim. Em seguida, o importante VII Seminário Teórico de cooperação entre o PCCh e o PT com as leituras das cartas de congratulações do Camarada Xi Jinping e a leitura pela presidente Gleisi Hoffmann a do nosso presidente Lula. Foi mais um passo em direção ao aprofundamento das relações e cooperação política na parceria de 40 anos entre o PT e o PCCh e as nossas nações.
Destaco também em nossa visita em Pequim o Centro Hotline de Serviços para os Cidadãos de Beijing, o Museu da História do PCCh, aonde mergulhamos nas origens e na trajetória do Partido. Também a visita ao Palácio do Povo para um Encontro e banquete de boas vindas oferecido pelo Sr. Li Xi, membro do Comitê Permanente do Biró Político do Comitê Central do PCCh. Um dos destaque foi conhecer a Escola Central de Formação do PCCh, em que fomos recebidos pelo Sr. Xie Chuntao, Pró-reitor Executivo da Escola. Uma experiência enriquecedora que nos proporcionou um entendimento mais profundo sobre a estrutura e os valores fundamentais do PCCh.
Também ressalto a visita especial ao Ministério das Relações Exteriores da China, onde fomos recebidos pela Ministra-Adjunta, Sra. Hua Chunying e Vang Nan, do Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh. Durante nosso encontro, compartilhamos perspectivas e fortalecemos os laços de cooperação entre nossas nações. Uma oportunidade única de diálogo e entendimento mútuo que certamente contribuirá para uma relação ainda mais sólida e próspera entre o Brasil e a China. Também tivemos a incrível oportunidade de conhecer a Cidade Proibida, testemunhando de perto a grandiosidade e a história deste icônico Palácio Imperial e a impressionante Grande Muralha, uma das maravilhas do mundo moderno.
Destaco também o Centro de Exposições da renomada Empresa Huawei, líder global em tecnologia de telecomunicações. Já em Xiamen, na província de Fujian, a visita ao Centro de Inovações Tecnológicas da parceria do BRICS sobre a Nova Revolução Industrial (BPIC). Na cidade de Guanzhou aonde fomos conhecer o Templo milenar de Kailiany. As árvores tem cerca de 1.300 anos. Este Templo é um dos únicos do mundo reconhecido pela UNESCO. Também conhecemos a empresa KELME uma das maiores de produtos Esportivos do mundo. Ressalto também, a visita ao Hospital Universitário do Coração de Xiamen, aonde fomos recebidos pela Diretora Bai Peng Fei e pelo médico cearense Dr. António Felipe Leite Simão, cardiologista do Hospital de Messejana, que veio fazer aperfeiçoamento na parceria dos BRICS com o governo do Ceará, realizado após a vinda do governador Elmano de Freitas para Xiamen em setembro de 2023.
Outro ponto de destaque foi o privilégio de visitar a renomada Universidade de Xiamen, fundada em 1921 pelo Professor Tan Kah Kee. Fomos recebidos pelos Professores Chen Wuyuan, Reitor do Instituto da Pesquisa do Cinturão e Rota, e Quan Hai, Vice-Chanceler da Universidade. Foi uma oportunidade única de explorar as instalações e os programas acadêmicos desta instituição de ensino de prestígio, além de trocar experiências e fortalecer os laços entre nossas regiões.
Depois foi conhecer o Parque Tecnológico Empresarial KELONG formado por várias empresas, entre as quais a KEHUA cuja representação está em Sorocaba/SP. Um Grupo que atua em diversas áreas em energias renováveis. Já em Fuzhou, a nossa delegação, liderada pelo Secretário Nacional de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, participou de uma importante reunião de trabalho sobre as relações comerciais e intercâmbios entre a Província de Fujian e o Brasil. Foi uma noite de diálogo frutífero e troca de experiências, fortalecendo ainda mais os laços entre os países.
Conhecer o Centro Histórico de Fuzhou, um Museu de uma antiga casa em Fuzhou guardiã do patrimônio cultural com apresentação teatral da peça Romeu e Julieta, fabricação de chá. Por último no final do nosso roteiro em Xangai, tivemos uma jornada pelo distrito industrial, onde conhecemos três empresas líderes em alta tecnologia. A SIANSUN, especializada na fabricação de diversos tipos de robôs, incluindo aqueles que são capazes de produzir outros robôs.
Também conhecemos uma empresa que desenvolve produtos em Inteligência Artificial para uma variedade de aplicações, demonstrando como a IA está moldando o futuro em diferentes setores. Por fim, fomos à Veri Silicon, uma empresa que se destaca na produção de diversos tipos de chips, impulsionando a inovação em eletrônicos e tecnologia. Também o Centro de Planejamento Estratégico de Xangai, onde pudemos conhecer os planos abrangentes para o desenvolvimento futuro da cidade.
Os dois últimos períodos de planejamento, de 2017 a 2035 e o próximo de 2035 a 2050, delineiam metas para Xangai. Cada plano é focado em três aspectos principais: a construção de uma cidade centrada no bem-estar humano, a promoção da inovação e o desenvolvimento de uma cidade ecologicamente sustentável. É inspirador ver o compromisso de Xangai em moldar um futuro melhor para seus habitantes e para o meio ambiente. Por fim destaco os jantares de gala oferecidos a nossa delegação pelas autoridades chinesas e pelo Embaixador do Brasil na China Marcos Galvão na Embaixada do Brasil em Pequim.
Comments