top of page

JOSÉ AIRTON MANIFESTA APOIO À GREVE DOS SERVIDORES DO INSS

  • joseairtonsite
  • 10 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (10), para manifestar apoio à greve dos servidores federais do INSS, da saúde e do trabalho, cuja pauta de reivindicações configura, na avaliação do parlamentar, uma luta justa e meritória em defesa não apenas da categoria profissional, mas também dos milhares de brasileiros que precisam desse serviço.



Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados


José Airton afirmou que o desmonte do INSS tem sido uma política de governo desde o golpe contra a presidente Dilma. “Enquanto em dezembro de 2016 o INSS tinha 36.453 servidores em atividade, em fevereiro de 2022, este número de servidores já era de apenas 22.320. Houve uma redução de 14.133 servidores em atividade”, denunciou, ao acrescentar que nesse período, ingressaram no INSS, por concurso, apenas 70 servidores. “Esse esvaziamento acarreta a queda da qualidade dos serviços prestados à população com um acúmulo absurdo de benefícios a conceder, trazendo prejuízos irreversíveis aos segurados”, completou.


O deputado José Airton disse que, mesmo antes da deflagração da greve, o INSS já contava com cerca de 1 milhão e 775 mil pedidos de concessão de benefícios represados. Ele citou também que neste ano de 2022, o governo federal reduziu em quase R$ 1 bilhão o orçamento de custeio e manutenção do INSS, o que representa cerca de 41% dos recursos indispensáveis à manutenção física dos prédios, situação esta que vem gerando o fechamento de diversas dessas unidades.


“Desde 2016, os servidores federais do INSS, da saúde e do trabalho não tiveram qualquer modificação em suas remunerações num congelamento salarial que já lhes corroeu cerca de 32,2% do poder de compra, reduzindo sobremaneira a qualidade de vida desses profissionais e de seus familiares”, destacou José Airton, ao enfatizar que apenas nos últimos 3 anos – de 2019 a 2021 -, as perdas salariais já somaram 19,99%.


Carreira do Seguro Social


José Airton Cirilo também pediu apoio para a aprovação da medida provisória (MP 103/22), para o reconhecimento da Carreira do Seguro Social como carreira típica de Estado, com a garantia de manutenção de uma previdência social pública. “É nesse sentido que nós estamos fazendo a defesa desses trabalhadores e trabalhadoras tão essenciais para a prestação de serviços a nossa população. Particularmente, quero registrar a quantidade de pescadores, pescadoras, marisqueiros e marisqueiras que estão aguardando o Seguro Defeso que até hoje, infelizmente, não foi concedido por falta de servidores que possam analisar esses processos. É urgente reparar essa injustiça”, afirmou.

 
 
 

Comentários


GABINETE DO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ AIRTON

Av. Dom Luís, 500 - Shopping Aldeota | Sala 1918

© 2025 - José Airton Deputado Federal

Marca Nova - 1 - Branca.png
bottom of page