top of page

JOSÉ AIRTON REAFIRMA QUE É CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA E ESGOTO

  • joseairtonsite
  • 31 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Em seu discurso desta terça-feira, 31, na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Airton (PT-CE) defendeu seu posicionamento contrário ao Projeto de Lei nº 3.261, de 2019, que estabelece um novo conjunto de regras para o saneamento básico no Brasil. Em substituição à Medida Provisória 868/18, que perdeu a validade antes de ser votada pelo Congresso Nacional, o texto altera a Lei do Saneamento Básico (11.455/07) e abre caminho para a exploração desses serviços pela iniciativa privada.





"Estamos assistindo agora ao aumento absurdo na tarifa de outros setores, como a energia elétrica e os combustíveis. Não que eu seja totalmente contrário à privatização do setor de saneamento. Mas eu acho que os mais prejudicados serão as comunidades mais pobres, mais distantes, onde as pessoas não terão condições de ser assistidas. E nós sabemos que o setor privado só atua onde há lucro", apontou José Airton.


Ainda em seu discurso, José Airton destacou que esse Projeto de Lei vai prejudicar os mais pobres, as comunidades mais distantes e mais necessitadas. "Só o setor público, o setor estatal tem condições, com o compromisso sempre do social, de ajudar a universalizar o saneamento no País. Nós precisamos de investimento público para ajudar as empresas municipais, os SAAEs, as empresas estaduais desse setor, que é essencial e fundamental para a saúde da população. Dessa forma, o poder público poderá, de fato, ajudar a expandir esse setor e não torná-lo lucrativo, para beneficiar o grande capital", concluiu.




 
 
 

Comentários


GABINETE DO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ AIRTON

Av. Dom Luís, 500 - Shopping Aldeota | Sala 1918

© 2025 - José Airton Deputado Federal

Marca Nova - 1 - Branca.png
bottom of page